quinta-feira, 11 de maio de 2017

" PECADO ORIGINAL ? "



Em sentido lato, todos somos religiosos, políticos, sociais - numa luta por símbolos que alimentam pensamentos, palavras e gestos. 
Os símbolos assumem poderes irracionais em todos os domínios da vida.
Visões que se fossem todas canonizadas revelariam uma miríade de estrêlas a tilintar nos palcos. vergariam ainda mais amplas multidões de inocentes. 
O Papa Francisco de visita a Fátima - aflora por vezes a racionalidade dos símbolos - torna racional a irracionalidade dos símbolos e assim  rasga fronteiras, tenta libertar o "pecado original ", sendo certo que pelo sonho é que vamos. 
Digo eu, no respeito pela diferença. 


17 comentários:

Pedro Luso de Carvalho disse...

Caro Felipe, a história dos símbolos vem de muito longe, você sabe, claro, e ao que parece está longe de terminar.
Um abraço.
Pedro

Elvira Carvalho disse...

O Papa Francisco, é um homem especial. Daqueles que tentam mudar o mundo, e fazer dele um lugar melhor.
Abraço

Cidália Ferreira disse...

Maravilhoso texto. Adorei de verdade!

Beijos

anamar disse...

Bom dia.
Subscrevo este teu texto. Uma avaliação "honrada".
Soube por R David do lançamento do teu novo livro.
Ando distraída é muito ocupAda ,logo menos visitante.
Beijinho Eufrazio .

Agostinho disse...

Este Francisco é o primeiro papa que "conheçi" homem.
Abraço.

Amor disse...

Mar, não tenho religião nenhuma, mas uma coisa te digo. Gosto muito do Papa Francisco e todos os padres deviam seguir o seu exemplo.

Beijinhos,
Ana

Marta Vinhais disse...

Um homem que escuta verdadeiramente... E fala com coração...
Obrigada pela visita
Beijos e abraços
Marta

jrd disse...

E é no respeito pela diferença que entendo bem o que dizes.
Daqui, um abraço fraterno

manuela barroso disse...

O melhor está em nós.
Verdade! "Pelo sonho é que vamos".
Beijinho!

redonda disse...

O que me parece mais importante é mesmo o respeito pela diferença, a tolerância :)

Laura Ferreira disse...

e todos deviam ter respeito pela diferença :)

Teresa Almeida disse...

Somos perscrutadores de simbologia, é verdade.
O Papa Francisco passa sinais de uma mente aberta, um espírito do bem. Que desse modo se continue a notar a sua influência.

Belo texto, Filipe!

Abraço.

Emília Pinto disse...

O Papa Francisco é na minha opinião, o verdadeiro representante de Jesus que pediu amor, humildade e solidariedade pelo próximo. Lamento ter que dizer que, pela primeira vez vejo alguém no Vaticano a preocupar-se com esses ensinamentos e a praticá-los. Mais uma vez digo que isto não passa de opinião, até porque acho que o respeito por todas as outras religiões ė fundamental; costumo dizer que todos os lideres das diversas religiões pregam esses ensinamentos , mas o problem está nos homens que as seguem e que praticam atrocidades em nome deles. Gostaria muito, amigo, que estes milhares de pessoas que estão em Fátima voltassem a casa imbuidas da simplicidade, humildade, amor ao próximo, tolerância e respeito, mas...não sei!!! Não consigo explicar e muito menos entender todos estes fenómenos e me pergunto : Tanta fé, tanto sacrificio com dias e dias a caminhar e tão pouca humanidade à nossa volta, nas nossas cidades, vilas e até nas nossas aldeias. e por isso a minha esperança de que tudo isto sirva para voltarem a casa pessoas muito melhores. Desculpa amigo se me alonguei e tv até me tenha afastado um pouco do tema, mas é o que me apraz dizer sempre que assisto a este exagero a esta irracionalidade dos simbolos ; Fico a pensar que tv a alma humana ande tão sofrida, tão desesperada, tão sem esperanças que precise deste sacrificio, desta demonstração de fé. Muito obrigada e desculpa a minha ousadia, entrando em temas sensiveis com a minha opinião. Beijinhos
Emilia

Odete Ferreira disse...

Por estes dias, o que mais me toca é a fé das pessoas.
Fátima é racional para todos os que creem.
Este papa assume-se com um discurso e atitude diferentes.
É imprescindível que assim seja. Todas as pontes são necessárias.
O mundo não se pode adiar...
Gostei muito do texto.
Bjinho, Filipe

Bandys disse...

Papa Francisco é especial.
Um homem que fala com o coração.
Um homem com a mente extremamente aberta
e que o amor rege a sua vida.
beijinho

Graça Pires disse...

O Papa Francisco tem tanto de especial como de enigmático...
O que é comovente de ver é a fé com que as pessoas participam nas cerimónias de Fátima...
Uma boa semana, meu Amigo.
Um beijo.

Graça Alves disse...

O respeito pela diferença é um dever de todos nós, pelo direito que nos assiste a ser diferentes.
Beijinho